O câncer será a primeira causa de morte no Brasil

30/04/2014 08:24
 

Câncer

No Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, celebrado nesta terça (8), a afirmaçao do oncologista Carlos Barrios é menos para causar o panico - se é que isso é possível - e mais para fazer com que o País responda a um questionamento crucial para o enfrentamento da doença. "A pergunta é: 'quanto vale a vida com câncer no Brasil'?", questiona o médico, que é membro do Grupo Brasileiro de Estudos do Câncer de Mama (Gbecam).

57 mil mulheres devem ser diagnosticadas com câncer de mama no Brasil em 2014

O Relatório Mundial do Câncer 2014, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o número de novos casos pule de 14 milhões em 2012 para 22 milhões em 2030. Mais de 70% das mortes pela doença acontecem em países em desenvolvimento, onde a detecção tardia, a demora em iniciar o tratamento e a falta de acesso a medicamentos de última geração explicam boa parte dos óbitos. No Brasil, em dez anos o câncer será a primeira causa de morte - hoje é a segunda, responsável por 15,6% dos óbitos, atrás das doenças cardiovasculares, como infarto e hipertenção.

Seo crescimento da incidência é um fato, o problema é a falta de estrutura para enfrentar essa epidemia, pondera Barrios. "O câncer é uma doença que pode ser curada, pode ser controlada. Nos países desenvolvidos, apesar do aumento da incidência, a morte tem caído. Aqui, crescem as duas ciosas".

Voltar